Este site oferece, sempre de forma gratuita, tanto os ensinamentos de Thanissaro Bhikkhu como as de outros mestres da Tradição Monástica Tailandesa da Floresta, como Ajaan Lee Dhammadharo, Ajaan Fuang Jotiko e Ajaan Suwat Suwaco.


Livros

Ajaan Lee Dhammadharo

foto da capa de Mantendo a respiração em mente Mantendo a respiração em mente e Lições em samādhi por Ajaan Lee Dhammadharo. Um guia fundamental para a meditação da respiração e a prática dos jhānas.

foto da capa de A Força Interior A Força Interior & Presentes de despedida de Ajaan Lee Dhammadharo. As dezesseis palestras traduzidas aqui são, na verdade, reconstruções das palestras de Ajaan Lee feitas por uma de seus seguidores — uma monja, Arun Abhivaṇṇā — com base em notas que ela fez enquanto o ouvia ensinar. Com poucas exceções — as palestras datadas de 1958 e 1959, que foram impressas após a morte de Ajaan Lee — todas foram verificadas e aprovadas por Ajaan Lee. A meditação é uma arte e uma habilidade a ser dominada usando nossos próprios poderes de discernimento, sensibilidade e observação ao praticá-la, e não pela adesão cega a qualquer sistema de instruções. Por isso, os ensinamentos e comentários de Ajaan Lee devem ser lidos como alimento para o pensamento — apontando uma área a ser explorada, sugerindo várias maneiras de entender e lidar com as coisas — e não como regras definitivas.

Ajaan Fuang Jotiko

foto da capa de O Brilho que a Vida Tem O Brilho que a Vida Tem de Ajaan Fuang Jotiko. (revisado 5 de dez., 2015) A coleção de ensinamentos do principal aluno de Ajaan Lee e também professor de Thanissaro Bhikkhu, abrangendo a prática com uma vasta amplitude.


Upāsikā Kee Nanayon

foto da capa de Um Conhecimento Desemanharado Um Conhecimento Desemanharado : Os Ensinamentos de uma Praticante Leiga Budista Tailandesa de Upāsikā Kee Nanayon. Upāsikā Kee Nanayon, foi indiscutivelmente a principal professora de Dhamma na Tailândia do século XX. Apesar de ter aprendido os rudimentos da meditação durante suas frequentes visitas a monastérios em sua juventude, ela praticou principalmente sozinha, sem nenhum estudo formal sob a orientação de um professor de meditação. À medida que a notícia do alto padrão de seus ensinamentos e prática começou a se espalhar, grupos cada vez maiores vinham meditar, e mais mulheres começaram a se juntar à comunidade e ao centro de meditação que ela fundou. Este centro se mantém até hoje como um dos núcleos para a prática feminina na Tailândia.

Ṭhānissaro Bhikkhu

foto da capa de Destemido Destemido : Os Ensinamentos do Buda sobre Envelhecimento, Adoecimento, Morte e a Dimensão Sem-Morte. (publicado 29 de oct., 2023) Este livro oferece lições tiradas do despertar do Buda que podem dar orientação sobre a melhor forma de lidar com os grandes problemas da vida: envelhecimento, doença, morte, luto e dar cuidados àqueles que estão doentes ou morrendo.

foto da capa de Eu e Nao Eu Presença Mental na Respiração e Eu e Não-eu. (publicado 16 de jun., 2023) Este foi um retiro híbrido (presencial e online) de cinco dias ministrado por Ṭhānissaro Bhikkhu via zoom e organizado pela Casa de Dharma em São Paulo, em fevereiro de 2023. As palestras matinais abordaram o tópico de Presença Mental na Respiração com base nos ensinamentos de dezesseis passos ensinados pelo Buda sobre esse assunto, e as palestras da noite foram dedicadas a explicar os ensinamentos sobre não-eu ou anattā.

foto da capa de Bom Coração, Boa Mente Bom Coração, Boa Mente : A Prática das Dez Perfeições. (publicado 25 de nov., 2021) Uma série de palestras dadas nos retiros do Brasil e da França sobre o tema das dez perfeições (pāramī): generosidade, virtude, renúncia, discernimento, persistência, resistência, verdade, determinação, boa vontade e equanimidade. Essas perfeições fornecem uma excelente estrutura para entender como dar um propósito significativo e satisfatório à vida leiga cotidiana de uma maneira propícia tanto à bondade genuína quanto à felicidade genuína. À medida que se desenvolvem, eles promovem qualidades tanto de uma boa mente — sábia na compreensão dacausa e do efeito — quanto de um bom coração: proposital, bem-intencionado e forte.

foto da capa do Escolhendo Bom Caminho Escolhendo Um Bom Caminho: Retiro 2018. (publicado 2 de fev., 2020) Para proteger os potenciais que possibilitarão encontrar a verdadeira felicidade, devemos criar o melhor ambiente possível no nosso dia dia, mantendo os preceitos, praticando a contenção dos sentidos, procurando ter moderação na fala, tentando encontrar isolamento com regularidade e tentando manter a perspectiva correta. Quando temos a perspectiva correta, todos os outros elementos do caminho fluem. É assim que começamos a escolher um bom caminho, que, na verdade, é o melhor caminho que existe.

foto da capa do Primero a Generosidade Primeiro a Generosidade. Três palestras de Dhamma que sintetizam os principais aspectos da cultura budista sobre a generosidade, mérito, gratidão e dāna.

foto da capa do Nobre Caminho Óctuplo O Nobre Caminho Óctuplo: Um Guia para o Despertar. As palestras de Dhamma incluídas neste volume resumem cada um dos os oito fatores nescessários que formam o caminho para alcançar o despertar. Outras palestras como As Perguntas do Sofrimento e O Entendimento Correto sobre a Perspectiva Correta, foram acrescentadas para enfatizar a importância de fazer as perguntas corretas que levam, eventualmente, ao fim de todo sofrimento e stress, e também para enfatizar a importância da Pesspectiva Correta sobre a Perspectiva Correta no caminho. (Para aqueles que desejam se aprofundar com mais detalhes nas leituras sobre o Nobre Caminho Óctuplo, procurem o livro disponível em inglês intitulado On The Path).

foto da capa do Retiro sobre a Respiração A Respiração como um Refúgio: Retiro 2016. (revisado 20 de fev., 2017) O tema principal do retiro em Brasília foi o guia de dezesseis passos da meditação focada na respiração ensinada pelo Buddha, dividido em Quatro Tétrades, como uma maneira de treinar a mente em tranquilidade e insight. Outros temas relacionados às Tétrades foram discutidos no terceiro e quarto dia, tal como Jhana (Concentração Correta), Lidando com Distrações no Pensamento, Protegendo os Outros e a si mesmo e Tesouros Nobres. O propósito de focar nessas Quatro Tétrades foi para ilustrar que, se dominadas como habilidades, elas podem ajudar o meditador a gerenciar uma ampla variedade de questões com mais e mais primor. Essas habilidades não são somente relevantes à prática da meditação focada na respiração e na vida cotidiana, mas elas também podem conduzir o meditador, dedicado e devotado, à libertação total — quando essas habilidades são desenvolvidas e praticadas no contexto do Nobre Caminho Óctuplo. No sexto dia, chegando ao Rio, as palestras foram sobre os temas de tomar refúgio no Buddha, no Dhamma e na Sangha, com mais detalhes sobre como tornar as qualidades da Jóias Tríplice suas.

foto da capa de Estratégia Nobre Estratégia Nobre: Ensaios sobre o Caminho Budista. Os ensaios contidos neste livro apresentam perspectivas sobre os elementos básicos no caminho budista — as atitudes, conceitos e práticas que conduzem à liberdade total da mente. Se as perspectivas forem corretas, elas próprias formam parte do caminho. Assim sendo, para poder aprender a fazer o melhor uso possível destes ensaios, é importante entender como perspectivas funcionam para que elas possam dar origem à liberdade.

foto da capa de A Cada Respiração A Cada Respiração: Um Guia de Meditação. (revisado 27 de jan., 2022) A técnica de meditação descrita aqui é proveniente de duas fontes. A primeira é o conjunto de instruções do Buddha que se encontra no cânone pali. O Buddha descobriu que a respiração é um tema de meditação ideal, e foi o tema que ele mesmo utilizou no caminho do seu despertar. A segunda fonte é o método da meditação focada na respiração desenvolvida por Ajaan Lee Dhammadharo que explica, em ainda mais detalhes, muitos dos pontos que o Buddha deixou de forma condensada.


Meditações

    Meditação Guiada

    Meditação Guiada de Thanissaro Bhikkhu. Traduzida e gravada por Katatto Bhikkhu. As instruções de Ajaan Geoff sobre a meditação focada na respiração poderão servir de grande ajuda ao meditador que está empenhado em praticar a Concentração Correta (jhana), que, por sua vez, servirá como base para o aparecimento de insights. Aqui, o meditador poderá encontrar algum auxílio e exemplos de como focar e usar a respiração como seu principal objeto de meditação, de forma que possa chegar a uma consciência quieta e centrada, porém abrangente — ou seja, uma consciência que envolva todo o corpo. E, é claro, além de experimentar com as instruções nesta gravação, o meditador é sempre encorajado a experimentar com as infinitas possibilidades que a energia da respiração pode oferecer, de modo que possa chegar ao ponto em que a mente se acalme.


Cânticos

    As Atitudes Sublimes (Os Brahmaviharas)

    As Atitudes Sublimes. (revisado 1 de junho, 2018) O cântico, As Atitudes Sublimes, é feito duas vezes ao dia aqui no monastério Wat Metta. Uma vez pela manhã e a outra vez à noite antes da meditação em grupo. Este cântico pode ajudar a acalmar a mente ao lembrá-lo sobre alguns pontos importantes sobre a Perspectiva Correta (mundana e transcendental), antes de iniciar a meditação ou durante o dia. Brahmaviharas significa literalmente “a moradia (vihara) dos brahmas”. Brahmas são seres que vivem em altos níveis celestiais com mentes repletas de atitudes de boa vontade ilimitada, compaixão ilimitada, alegria empática ilimitada e equanimidade ilimitada. Os Brahmaviharas são os ensinamentos mais centrais do Buddha — os ensinamentos que nos conectam mais diretamente com nosso desejo de encontrar a felicidade verdadeira. Eles exemplificam as qualidades do coração que o motivaram a encontrar o Despertar e ensinar o caminho para as outras pessoas.


Retiros de Meditação

    Retiro de Carnaval, Brasília 2020

    Guia de Estudos : As Dez Perfeções de Thanissaro Bhikkhu.



Retiro de Carnaval, Brasília 2020 : As Dez Perfeções

Grupo Karuna 2020

Retiro de Carnaval, Brasília 2018

Traduções (Wat Metta), Outubro 2017

Rio de Janeiro, Abril 2016